Mosteiro de Vairão passa para o Município

O Convento de Vairão vai passar definitivamente para as mãos do Município de Vila do Conde, após a entrega, no dia 24 do corrente mês, da documentação necessária para proceder à mudança de registo de propriedade do edifício.

 

Mosteiro de Vairão passa para o Município

 

Para o efeito, a Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, recebeu o Sr. Fernando Vieira, Presidente da Assembleia Distrital do Porto e o Sr. Serafim Fernandes, da União de Freguesias de Vairão e Fornelo, garantindo-lhes que a Autarquia, sempre atenta à defesa e salvaguarda do património concelhio, tudo fará em prol da preservação deste edifício com cerca de mil anos de história.

 

Recorde-se que numa reunião da Assembleia Distrital do Porto, órgão que será extinto no final do mês, foi deliberada a transição do património imóvel do Convento de Vairão para a Câmara Municipal de Vila do Conde.

 

Numa primeira fase, a Área Metropolitana do Porto (AMP), como “entidade intermunicipal”, seria a primeira candidata a tomar posse do património do órgão extinto. Contudo, a Assembleia Distrital do Porto poderia deliberar que os seus bens fossem transferidos para outros que não fosse a AMP, tendo sido essa a sua decisão, acabando por a propriedade deste convento ser entregue ao Município de Vila do Conde.

 

As instalações do Convento estão cedidas a instituições que têm contribuído para a conservação e dinamização do espaço, como o funcionamento de uma Pousada da Juventude e de um Albergue destinado aos peregrinos do caminho de Santiago.

 

As entidades que ocupam o edifício são as seguintes: Associação para a Promoção Cultural da Criança, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Associação Espaço Jacobeus, União de Freguesias de Fornelo e Vairão e um Grupo de Peregrinos e Hospitaleiros Voluntários do Caminho de Santiago.

 

 
 
 

 

 

CMVC2 t

 

 

Fonte
CMVC

 

 

 
 
 
 

Comentários   

#2 João Miguel 06-05-2017 19:12
Eu não sou muito ⅾe ler na internet deνo seг honesto,
mas seu blog é muito bоm, continue assim! Vou continuar vendo outros sites,
mаs marquei seս endereço nos meus favoritos. Vou voltar depois ⲣara vᥱr as novidades.
Muito obrigado.
Citar
#1 João Miguel 06-05-2017 19:09
Eu não sou muito ⅾe ler na internet deνo seг honesto,
mas seu blog é muito bоm, continue assim! Vou continuar vendo outros sites,
mаs marquei seս endereço nos meus favoritos. Vou voltar depois ⲣara vᥱr as novidades.
Muito obrigado.
Citar

Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Código de segurança
Atualizar

 
 

Próximos Eventos

Sem eventos

Exposições

Ter. Nov. 21
"Theatrum 2.0"

Últimas Notícias

Empresa Vilacondense nomeada para o Prémio Mobis 2015

O Prémio Mobis 2015 está a chegar! Homenagear e premiar as melhores marcas e os melhores empresários portugueses do setor do mobiliário e da decoração em diferentes categorias é, ao longo dos anos, o objetivo desta cerimónia.

Ler mais

Vice Campeã Europeia de Basquetebol recebida na Câmara Municipal

Margarida Gonçalves, Vice Campeã Europeia em sub 16 de Basquetebol, jovem atleta do Clube Desportivo José Régio, foi recebida na Câmara Municipal pela Presidente, Dr.ª Elisa Ferraz, e pelo Vereador do Desporto, Dr. José Aurélio Baptista.

Ler mais

Campeão Europeu de Para hóquei recebido na Câmara Municipal

Joaquim Pereira, Campeão Europeu de Para hóquei, jovem atleta da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, foi recebido, no passado dia 4 de setembro, pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz.

Ler mais

O melhor resultado de sempre da Canoagem do CFV nas Primeiras Pagaiadas

No passado fim de semana, 5 e 6 de setembro, o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho foi palco da Final Nacional de Primeiras Pagaiadas, competição em que o Clube Fluvial Vilacondense participou e brilhou ao conseguir o melhor resultado de sempre nesta competição!!!

Ler mais

XVIII Regata Cidade de Vila do Conde

Vai decorrer no Rio Ave, nos dias 12 e 13 de Setembro, a XVIII Regata Cidade de Vila do Conde, organizada pelo Clube Fluvial Vilacondense.

Ler mais
IMANcowork
Grupo Lexart