"Encontros Nova Música em Vila do Conde"

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa apresenta-se em Vila do Conde, com um Concerto de Homenagem a Jorge Peixinho, compositor fundamental da História da Música Portuguesa, no dia 10 de Setembro às 21h30.

 

Cartaz Encontros Nova Música em Vila do CondePara tal, além de obras do Mestre, serão apresentas obras escritas, especialmente como dedicatória através de diferentes gerações que privaram com Peixinho, tais como: Clotilde Rosa, Alfredo Teixeira, Eduardo Luís Patriarca e o espanhol Luis de Pablo.

 

GMCL (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa) foi fundado na Primavera de 1970 por Jorge Peixinho com colaboração de alguns músicos portugueses, entre eles, Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva, que desde há algum tempo trabalhavam em conjunto para a realização de uma série de concertos na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

A sua primeira apresentação pública teve lugar no Festival de Sintra desse mesmo ano, mantendo desde então uma constante regularidade nas suas apresentações no País assim como a realização de diversas gravações para a Radiodifusão Portuguesa e RTP. Logo em 1972 teve a sua primeira deslocação ao Estrangeiro, participando no Festival de Arte Contemporânea de Royan.

 

Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, o GMCL efetuou concertos em numerosos países apresentando-se em vários Festivais de Música Contemporânea, nomeadamente em Londres, Trieste, Amsterdão, Bamberg, Bayreuth, Belo Horizonte, Bruxelas, Madrid, Nice, Roterdão, Santos, São Paulo, Sevilha, Siena, Turim, Varsóvia e Zagreb. Em Portugal, destaca-se a sua participação regular nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, em Lisboa, e ainda nos Festivais do Estoril e de Coimbra, Europália 91, Teatro Nacional de S. Carlos, entre outros.

 

Recentemente em Portugal o GMCL tem-se apresentado nas principais salas do País, como o CCB, Casa da Música e Culturgest, Serralves, São Luiz Teatro Municipal. Em 2011 o GMCL apresentou-se em Londres no Barbican Center e no Royal College of Music e ainda no festival de Música Contemporânea de Acqui Terme (Itália) e em 2012 na Radio Slovenica em Ljubljana (Eslovénia) e no festival TRIESTE PRIMA em Trieste (Itália).

 

A discografia do GMCL inclui diversas obras de Jorge Peixinho dirigidas pelo próprio compositor e por outros maestros. O Grupo gravou ainda obras de outros compositores portugueses, nomeadamente, também, para a Tribuna Internacional de Compositores. Colaborou ainda em várias obras originais para teatro, cinema e multimédia.

 

Tendo como objetivo principal divulgar obras de autores portugueses contemporâneos, com incidência na obra de Jorge Peixinho, o GMCL, apoiado pelo Ministério da Cultura, desenvolve desde 2000 um projeto de encomendas de obras a compositores e respetiva apresentação e divulgação.

 

Os últimos CDs do GMCL com obras de Jorge Peixinho, editados em 2006 e 2010 pela editora catalã La Mà de Guido, receberam o aplauso da crítica especializada portuguesa e internacional.

 

PROGRAMA

Homenagem a Jorge Peixinho

Vila do Conde

 

Fólio III*                                                                       Alfredo Teixeira

Voz, Fl, Cl b, Harp, Pno, Vln, Vla e Vlc,

 

Sobrevivendo-te*                                                       Eduardo Patriarca

Voz, Fl, Cl, Marimba, Harp , Vln, Vla e Vlc,.

 

Remake                                                                      Jorge Peixinho

Fl, Pno, Harp e Vlc

 

Canto Solar                                                                  Clotilde Rosa

Cl, Vln, Vla, Vlc

 

Coração Habitado                                                       Jorge Peixinho

Voz, Fl, Pno e Vlc

 

Mediterrânea                                                              Jorge Peixinho

Cl Baixo, Trp, harp, Guit, Pno, Perc, Vln e Vlc

 

*Dedicada a Jorge Peixinho

+ Encomenda do GMCL

 

Maestro

Pedro Figueiredo

 

Intérpretes

Voz – Susana Teixeira

Flauta – João Pereira Coutinho

Clarinete – Luís Gomes

Percussão – Fátima Pinto

Piano – Ana Telles

Harpa – Ana Castanhito

Violoncelo – Jorge Sá Machado

Trompete - Hugo Santos

Guitarra - Paulo Amorim

Violino – José Sá Machado

Violeta – Ricardo Mateus

 

Concerto de homenagem a Jorge Peixinho pelo 75º aniversário do seu nascimento. Serão apresentadas três obras de fases diferentes da sua produção: Coração Habitado (1966), Remake (1985), sobre o Estudo II para piano, e Mediterrânea (1991). Esta última obra será uma estreia moderna, dado que apenas fora anteriormente apresentada no Festival de Alicante e na F. C. Gulbenkian, Lisboa, no ano da sua composição. O programa integra ainda obras de outros compositores de alguma forma ligados a Peixinho: Clotilde Rosa e ainda a estreia de duas obras também em sua homenagem, de Alfredo Teixeira e Eduardo Patriarca, compostas expressamente para este concerto. GMCL

 

«O objectivo da minha música é a construção e organização de um novo e pessoal mundo sonoro. Explorei profundamente e intensivamente todas as relações entre a harmonia e o timbre para construir uma espécie de rede muito densa de sons transformados. A característica principal da minha música é uma espécie de “atmosfera sonora onírica”, na qual surgem pequenas transformações através de artifícios contrapontísticos, filtragens harmónicas e tímbricas, etc. Dou também muita importância à ambiguidade entre a continuidade e a descontinuidade.»

Jorge Peixinho

 

Jorge Peixinho nasceu no Montijo, a 20 de Janeiro de 1940. Compositor, pianista, crítico, maestro, professor, conferencista, membro da direcção de várias organizações, organizador de concertos e maestro. Individualidade importante na divulgação da música contemporânea em Portugal e da música portuguesa no estrangeiro.

 

Após ter terminado os cursos de Piano e Composição no Conservatório de Lisboa, estudou como bolseiro da Fundação Gulbenkian, com Boris Porena em Roma e Goffredo Petrassi na Academia de S. Cecillia , onde obteve o diploma de aperfeiçoamento em Composição (1961).

 

Trabalhou ainda com Luigi Nono em Veneza e, posteriormente, com Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen nos Meisterkurse da Academia de Basileia. Participou ainda em vários Cursos Internacionais de Darmstadt entre 1960 e 1970, colaborando nos projectos de composição colectiva promovidos e dirigidos por Stockhausen em 1967 e 1968. Participou em inúmeros festivais de música contemporânea, entre os quais os seguintes: Gaudeamus (Holanda, 1963), Madrid (1964), Veneza (1964), e por diversas vezes, nos Festivais de Royan (França) e Santos (Brasil), Buenos Aires (1970 e 1982), Maracaíbo (Venezuela, 1977), S. João del Rei (Brasil); Curitiba (1970), etc. Em 1972/73 efectuou um estágio no estúdio de música electrónica IPEM em Gent (Bélgica).

 

Jorge Peixinho foi membro de júris de vários concursos internacionais de composição (Festival Guanabara – Rio de Janeiro, 1970), Prémios Martin Codax - Vigo e Fernando pessoa – Lisboa, Concurso Viotti (Vercelli – Itália). Obteve os prémios de composição Gulbenkian, Sociedade Portuguesa de Autores e Conselho Português de Música.

 

Em 1970 fundou, juntamente com músicos portugueses, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, que tem realizado uma importante acção de divulgação de música do nosso tempo (em particular da nova música portuguesa) e realizou concertos em vários países da Europa, nomeadamente nos Festivais de Royan e Manca (Nice), RNE (Madrid), Santiago de Compostela e Sevilha, Festival Gaudeamus e World music Days (Holanda), Festival Antidogma (Turim), Bienal de Zagreb, Outono de Varsóvia e uma digressão no Brasil. Colaborou regularmente nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea.

 

Em 1977 foi eleito membro do Conselho Presidencial da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. Foi convidado para realizar várias obras no estúdio de Música Electrónica de Bourges (França) em 1979, 1989 e 1992.

 

Recebeu encomendas de várias instituições portuguesas, entre as quais: SEC, Fundação Gulbenkian, Comissão dos Descobrimentos, Conselho Português da Música, Oficina Musical, Câmara Municipal de Matosinhos, Festival Internacional de Alicante, GMEB de Bourges (França), New Music Concerts (Toronto Canadá), festival de Acqui Terme (Itália), assim como de artistas e agrupamentos nacionais e estrangeiros.

 

Peixinho foi galardoado com as medalhas de Mérito Cultural e de Ouro da Cidade do Montijo. Faleceu a 30 de junho de 1995.

 

Teatro Municipal

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

TEATRO MUNICIPAL DE VILA DO CONDE

Avª. Dr. João Canavarro

4480-668 Vila do Conde

T. +351 252 290 050

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Bilheteira | Informações | Reservas

Terça a Sábado

10h30 às 12h30 | 14h às 19H| (Em dias de espetáculo 20h30 às 23h30)

Domingo

15h às 19h

 

RESERVAS

As reservas podem ser efetuadas presencialmente, por telefone ou email. Caso a reserva seja efetuada por email, apenas será válida após confirmação da bilheteira.

Todas as reservas devem ser levantadas 72 horas após terem sido efetuadas. Caso não sejam levantadas serão disponibilizadas para venda.

 

COMPRA DE BILHETES

Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal, no período de funcionamento acima indicado.

 

MÉTODOS DE PAGAMENTO (ao balcão):

Numerário

Referência Multibanco

Transferência Bancária

 

 

 
 
 

 

 

CMVC2 t

 

 

Fonte
CMVC

 

 

 
 
 
 

Comentários   

#89 FirstEarl 06-12-2017 11:59
I see you don't monetize your blog, don't waste your traffic, you can earn additional bucks every month because you've got high quality content.
If you want to know how to make extra $$$, search for: Boorfe's tips
best adsense alternative
Citar
#88 FirstViola 06-12-2017 09:20
I see you don't monetize your site, don't waste your traffic,
you can earn extra cash every month because you've got
high quality content. If you want to know how to make extra bucks,
search for: Boorfe's tips best adsense alternative
Citar
#87 FedericoSmall 28-11-2017 14:20
I have checked your page and i have found some duplicate content, that's why you don't rank high
in google's search results, but there is a tool that can help you to create 100% unique articles, search for;
Boorfe's tips unlimited content
Citar
#86 FedericoSmall 28-11-2017 14:19
I have checked your page and i have found some duplicate content, that's why you don't rank high
in google's search results, but there is a tool that can help you to create 100% unique articles, search for;
Boorfe's tips unlimited content
Citar
#85 FedericoSmall 28-11-2017 14:17
I have checked your page and i have found some duplicate content, that's why you don't rank high
in google's search results, but there is a tool that can help you to create 100% unique articles, search for;
Boorfe's tips unlimited content
Citar
#84 GeraldoSmall 27-11-2017 15:09
I have checked your blog and i have found some duplicate
content, that's why you don't rank high in google, but there is a tool
that can help you to create 100% unique articles, search for:
Boorfe's tips unlimited content
Citar
#83 GeraldoSmall 27-11-2017 15:08
I have checked your blog and i have found some duplicate
content, that's why you don't rank high in google, but there is a tool
that can help you to create 100% unique articles, search for:
Boorfe's tips unlimited content
Citar
#82 GeraldoSmall 27-11-2017 15:06
I have checked your blog and i have found some duplicate
content, that's why you don't rank high in google, but there is a tool
that can help you to create 100% unique articles, search for:
Boorfe's tips unlimited content
Citar
#81 DeangeloSmall 27-11-2017 06:44
I have checked your blog and i've found some duplicate content, that's why
you don't rank high in google, but there is a tool that can help you to create 100%
unique content, search for: Boorfe's tips unlimited content
Citar
#80 AlbertoSmall 26-11-2017 08:37
I have checked your site and i have found some duplicate content,
that's why you don't rank high in google's search results, but there
is a tool that can help you to create 100% unique content, search for; Boorfe's tips unlimited content
Citar

Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Código de segurança
Atualizar

 
 

Próximos Eventos

Sem eventos

Exposições

Dom. Dez. 17
"Theatrum 2.0"

Últimas Notícias

Empresa Vilacondense nomeada para o Prémio Mobis 2015

O Prémio Mobis 2015 está a chegar! Homenagear e premiar as melhores marcas e os melhores empresários portugueses do setor do mobiliário e da decoração em diferentes categorias é, ao longo dos anos, o objetivo desta cerimónia.

Ler mais

Vice Campeã Europeia de Basquetebol recebida na Câmara Municipal

Margarida Gonçalves, Vice Campeã Europeia em sub 16 de Basquetebol, jovem atleta do Clube Desportivo José Régio, foi recebida na Câmara Municipal pela Presidente, Dr.ª Elisa Ferraz, e pelo Vereador do Desporto, Dr. José Aurélio Baptista.

Ler mais

Campeão Europeu de Para hóquei recebido na Câmara Municipal

Joaquim Pereira, Campeão Europeu de Para hóquei, jovem atleta da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, foi recebido, no passado dia 4 de setembro, pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz.

Ler mais

O melhor resultado de sempre da Canoagem do CFV nas Primeiras Pagaiadas

No passado fim de semana, 5 e 6 de setembro, o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho foi palco da Final Nacional de Primeiras Pagaiadas, competição em que o Clube Fluvial Vilacondense participou e brilhou ao conseguir o melhor resultado de sempre nesta competição!!!

Ler mais

XVIII Regata Cidade de Vila do Conde

Vai decorrer no Rio Ave, nos dias 12 e 13 de Setembro, a XVIII Regata Cidade de Vila do Conde, organizada pelo Clube Fluvial Vilacondense.

Ler mais
IMANcowork
Grupo Lexart