Bronzeamento da pele - Sol na medida certa

A cor da pele deve-se a vários fatores que atuam em conjunto, nomeadamente a quantidade de pigmentos presentes, a quantidade de sangue circulante e a espessura da pele.

 

bronzeamentoO principal pigmento presente na pele designa-se melanina, a qual se dispõe à volta do núcleo (DNA) das células da pele (queratinócitos) protegendo-as dos efeitos deletérios da radiação, e aumenta a pigmentação (cor) da pele. Encontram-se maiores quantidades de melanina em determinadas regiões da pele, tais como sardas, manchas, mamilos, aréolas mamárias, axilas e órgãos genitais. Outras áreas do corpo como lábios, plantas dos pés e palmas das mãos possuem menos melanina. Existem dois tipos de melanina: a eumelanina, responsável pela cor castanha ou negra, e a feomelanina, responsável pela cor avermelhada (ruivos). A primeira fornece uma maior e efetiva proteção contra a radiação solar.

 

Como resposta à radiação UV, podem distinguir-se dois tipos de bronzeamento da pele: bronzeamento imediato e bronzeamento tardio. O bronzeamento imediato da pele é induzido principalmente pela radiação UV-A, caracterizando-se pela foto-oxidação da melanina pré-existente nas camadas superficiais da pele, escurecendo-a. Este tipo de bronzeamento pode desaparecer ao pouco de alguns minutos se o tempo de exposição for curto, ou pode durar 3 a 6 horas após uma exposição mais prolongada. O bronzeamento tardio é induzido pela radiação UV-B aparece entre as 48 e 72 horas após exposição solar, e caracteriza-se pela síntese de mais melanina. No entanto, a quantidade de melanina produzida não é interminável, ou seja, ao fim de algum tempo (média de duas semanas com exposição solar contínua) atinge-se o pico máximo de produção de melanina pré-estabelecido para cada individuo. O processo de bronzeamento da pele é assim um mecanismo de defesa cutânea às agressões dos raios UV que a atravessam. Ou seja, é a prova visível de que a nossa pele sofreu danos pela exposição excessiva à radiação UV.

 

 
 

 

 

woman.silhouette

 

 

Por
Dr. Rita Guimarães Gomes

 

 

 
 
 
 

 

Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Código de segurança
Atualizar

 
 

Últimos Artigos

Ser Diferente, Ser Especial, Simplesmente Ser!

Atualmente a sociedade vive mudanças profundas, o paradigma social que conhecemos desde o 25 de Abril está a ser reequacionado e os que mais perdem são os mais vulneráveis.

Ler mais

Fotoenvelhecimento - Sol na medida certa

O processo de envelhecimento da pele é um processo normal que resulta do tempo e da genética individual (envelhecimento intrínseco), o qual não pode ser impedido.

Ler mais

Bronzeamento da pele - Sol na medida certa

A cor da pele deve-se a vários fatores que atuam em conjunto, nomeadamente a quantidade de pigmentos presentes, a quantidade de sangue circulante e a espessura da pele.

Ler mais

Radiação UV: benéfica ou prejudicial? - Sol na medida certa

A radiação UV pode ser dividida em três tipos: UV-A, UV-B e UV-C.

Ler mais

Enfermagem: Cuidar Pessoas e/ou Cuidar Números?

Os cuidados de enfermagem têm sido, na saúde e na doença, considerados os mais relevantes e imprescindíveis no seio do cuidar humano. Essa valoração é evidenciada pelo Cidadão nos inquéritos realizados e pelas entidades empregadoras, públicas e privadas, no número de admissões de recursos de enfermagem, pese embora esse número estar aquém do necessário.

Ler mais

Falando de Arquitetura 2

A cidade de Vila do Conde está invariavelmente associada ao Turismo.

Ler mais
IMANcowork
Grupo Lexart