Casa Museu José Régio

 

casa-jose-regio

 

José Régio foi, ao longo da sua vida, um grande colecionador de obras de arte, basicamente de cariz popular e, na sua grande maioria, de Arte Sacra. Cristos, ex-votos, ferros, estatuária religiosa, bem como uma vasta gama tipológica de objetos, foram recolhidos, comprados ou trocados por esta grande figura das letras portuguesas do século XX.

 

Após a sua morte, ocorrida a 22 de Dezembro de 1969, e, depois de negociações com a respetiva família, a Câmara Municipal de Vila do Conde adquiriu a casa do poeta, abrindo-a ao público a 17 de Setembro de 1975. É um espaço intimista, com as áreas funcionais de uma casa de habitação, onde o único espaço criado após a sua morte é a sala de pintura moderna, organizada pelo seu irmão Julio, mas também de acordo com a vontade de Régio.


O escritório, o quarto, local onde faleceu, a sala de jantar e o jardim serão as áreas fundamentais desta casa. Todavia, todo o espaço pretende ser como que um espelho que reflita fielmente a personalidade do poeta, daí a decisão de não alterar qualquer compartimento deste imóvel.

 

No ano de 2005, a Câmara Municipal de Vila do Conde levou a efeito uma importante obra de beneficiação deste imóvel no sentido de garantir a estabilidade do edifício e, simultaneamente, criar condições de conservação ao importante acervo aí instalado. Paralelamente, na casa de Benilde, foi desenvolvida uma obra que visou a instalação do Centro de Estudos Regianos, para além de um conjunto de serviços de apoio à Casa de José Régio, tais como receção, sala de exposições temporárias e auditório.

 

 
 

 

 
 
 
 
 

 

 

CMVC2 t

 

 

Fonte
CMVC

 

 

 
 
 
 
 

 

 
 

 

 
Informações úteis:

 

Horário:

Terça a Domingo, das 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00

 

Morada:

Av. José Régio, 4480-671 Vila do Conde

 

Telefone:

252 631 532

252 619 053

 

Fax:

252 248 470

 

e-mail:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 
  Artigos relacionados

jose regio

Personalidades

José Régio

 
centro memoria

Museus

Centro de Memória

 

 

 

 
 
IMANcowork
Grupo Lexart