museu rendas

 

Instalado em 1991 na Casa do Vinhal, típico solar urbano do século XVIII, o Museu veio criar uma dinâmica em torno das Rendas de Bilros, nomeadamente na sua divulgação. O edifício mantém ancestrais ligações às Rendas de Bilros, pois nele se sediou e funcionou a Escola de Rendas.

 

A coleção do Museu das Rendas de Bilros é composta por todo o tipo de instrumentos e materiais utilizados na produção das Rendas de Bilros. Do acervo do Museu fazem parte belos exemplares de Rendas de Bilros, desenhos e piques, bilros e almofadas e documentos vários. Merece ainda referência a coleção de bilros e almofadas estrangeiras, testemunho dos sucessivos contactos com centros produtores além-fronteiras.


A exposição permanente do Museu para além de apresentar a tradicional renda vilacondense, expõe, simultaneamente, várias rendas contemporâneas, fruto de um conjunto de atividades desenvolvidas com outros centros produtores de rendas na Europa, bem como inúmeros trabalhos concebidos por estilistas nacionais.

 

Mas a presença de Rendilheiras que, num recanto cheio de luz, mostram aos visitantes a sua perícia na arte de bem dedilhar os bilros, constitui um particular motivo de interesse do único Museu de Rendas de Bilros em Portugal.

 

 
 
 

 

 
 
 
 
 

 

 

CMVC2 t

 

 

Fonte
CMVC

 

 

 
 
 
 
 

 

 
 

 

 
Informações úteis:

 

Horário:

Terça a Domingo - 10h00 às 18h00

 

Morada:

Largo de S. Sebastião 4480-706 Vila do Conde

 

Telefone:

252 617 506

 

e-mail:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 
  Artigos relacionados

centro memoria

Museus

Centro de Memória

 
casa jose regio

Museus

Casa Museu José Régio

 

 

 

 
 
IMANcowork
Grupo Lexart