Vila do Conde Outline by Alexandre Maia

Casa Museu José Régio

Autor

Informações úteis:

Horário

Terça a domingo:

10h00-13h00
14h00-18h00

(últimos acessos às 12h15 e 17h15)

Encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 25 de abril, 1 de maio, 1 de novembro e 25 de dezembro

Morada

Avenida José Régio 4480-671 Vila do Conde

Telefone

Email

Coordenadas

A casa Museu José Régio era uma casa familiar que o poeta herdou de sua tia Libânia, onde passava férias e que preparou para viver quando se aposentou. Aqui expôs algumas das muitas peças que recolheu ao longo da sua vida, essencialmente obras de arte, de cariz popular, em sua grande maioria Arte Sacra: cristos, ex-votos, estatuária religiosa.

Após a morte do poeta, a casa foi adquirida pela Câmara Municipal, e requalificada como espaço museológico, tendo sido aberta ao público a 17 de setembro de 1975. Os diversos aposentos da casa refletem fielmente tal como eram antes da morte do poeta. Destes destacam-se o Escritório, o Quarto, a Sala de jantar, a Casa das Alminhas e o Jardim.

Ao visitar esta casa museu, para alem de ver como vivia este Poeta Vilacondense, pode também admirar os exemplares das suas colecções que foi recolheu ao longo do tempo. São basicamente de cariz popular e, na sua grande maioria, de Arte Sacra, desde cristos, ex-votos, ferros, estatuária religiosa, bem como pinturas dos mais diversos tipos. No escritório poderá ser contemplada a sua extensa biblioteca, onde constam primeiras edições.

Paralelamente, na casa de Benilde, foi instalado o Centro de Estudos Regianos, que para além de um conjunto de serviços de apoio à Casa Museu José Régio, funciona também como sala de exposições temporárias e auditório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one + 7 =

Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.