Vila do Conde Outline by Alexandre Maia

Centro de Memória

Autor

Informações úteis:

Horário

Segunda:

9h00/13h00 e 14h00/17h00

(apenas Sala de Leitura para consulta do Arquivo Municipal e Centro de Estudos Julio/Saúl Dias)

Terça e domingo:

10h00/18h00;

(último acesso às 17h15)

Encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 25 de abril, 1 de maio, 1 de novembro e 25 de dezembro

Morada

Rua 5 de Outubro
4480-649 Vila do Conde

Telefone

Email

Coordenadas

Sendo a memória coletiva o motor do sentido de comunidade, entendeu a Autarquia Vilacondense levar por diante a iniciativa de construção de um espaço que potenciasse a reunião, investigação e comunicação dos diversos sentidos da memória do território de Vila do Conde.

Através da exposição permanente ou do núcleo de exposições temporárias, o Centro de Memória expõe elementos deveras marcantes para a compreensão do território que hoje constitui o concelho de Vila do Conde.

A exposição permanente da unidade central, “Vila do Conde: Tempo e Território”, é um espaço de diálogo, de sensações e de emoções que motivam a reflexão sobre os processos e as relações históricas e socioculturais que ao longo de milhares de anos construíram a identidade de Vila do Conde, contribuindo para a construção de uma imagem real do passado, presente e futuro de Vila do Conde. São 19 salas sobre o concelho de Vila do Conde, as suas origens, as suas gentes, os seus ambientes, que remetem para uma viagem, com início há cerca de 200 mil anos, percorrendo um conjunto de períodos determinantes na constituição da identidade de Vila do Conde.

No Centro de Memória funciona também o Arquivo Municipal conjugando diferentes valências de serviços disponíveis aos diferentes tipos de público, como a sala de consulta, a fotografia e o vídeo, bem como áreas de depósito, áreas técnicas de desinfestação e higienização de documentos, áreas de receção e gabinetes de trabalho, de acesso reservado.

Bibliografia:

FREITAS, Eugénio Cunha e, “O Aqueduto de Santa Clara de Vila do Conde” in “Boletim de Vila do Conde”, n.º 2, 1961

MAIA, Luiz, “O Aqueduto do Mosteiro” in “Illustração Villacondense”, n.º 1, 2 e 4, janeiro de 1910.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × four =

Este site usa cookies para melhor a sua experiência online.